terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Conrado - Atendendo a Pedidos


Há uns tempos foi-nos pedido que abordássemos Conrado, e apesar da demora - pela qual peço desculpas ao/à leitor/a - aqui está ele! 

Conrado é um nome com raízes germânicas e está relacionado com valentia e aconselhamento (kuoni = valente, rad = conselho), dois aspectos que a meu ver conferem ainda mais elegância ao nome. Muitos poderão pensar logo em São Conradosanto e bispo de Constança (na Alemanha) do século XX. Mas durante toda a História houve muitos mais Conrado's; na Era Medieval, por exemplo, encontramos vários reis e duques germânicos com este nome. Em Inglaterra também se usou muito Conrado, mais especificamente a partir do século XIX. 

Atualmente Conrado já não tem a visibilidade de outrora, mas mantém-se de pé, aqui e ali. Em Portugal não nascem rapazes com este nome, e segundo fontes credíveis o mesmo se terá passado nas décadas anteriores. Esta ausência pode ter duas explicações mais óbvias: ou as pessoas conhecem o nome mas não se rendem às suas qualidades (por preferirem outros ou por não gostarem deste), ou então simplesmente não conhecem o nome. Qualquer um dos cenários me parece provável, visto que o povo português sempre foi muito tradicional no uso dos nomes e pouco dado a diversidade. Assim, acredito que o palco perfeito para Conrado brilhar será no Brasil, onde a multiplicidade de nomes é grande e não falta quem aprecie novidade. Em 2015, no Estado de São Paulo, nasceram 41 meninos chamados Conrado. Este valor não é muito elevado mas mostra que Conrado tem, no geral, uma aceitação razoável. 

Para compostos acho que é excelente, especialmente como segundo nome, conjugado com um primeiro mais curtinho. Por ordem decrescente de popularidade, soam-me bem:

Arthur Conrado 
César Conrado 
Daniel Conrado
Davi Conrado
Elias Conrado 
Félix Conrado 
Gabriel Conrado
Heitor Conrado 
Jaime Conrado 
João Conrado 
Luiz Conrado 
Matheus Conrado 
Miguel Conrado 
Pedro Conrado 
Rafael Conrado 
Samuel Conrado
Simão Conrado 

São apenas alguns exemplos. Optei por manter as grafias mais usadas no Brasil porque acho que Conrado é (ou pode ser) mais apreciado por brasileiros/as, mas as sugestões são igualmente válidas para Portugal, alterando apenas para Artur Conrado, Mateus Conrado e Luís Conrado. Na verdade acho que Conrado combina com imensos nomes - especialmente se usado como segundo nomes e se os primeiros forem curtos -, é uma questão de gosto e preferência. 

Algumas ideias para compostos com Conrado na primeira posição: 

Conrado Alexandre 
Conrado Arthur
Conrado Benjamim 
Conrado Dinis
Conrado Elias 
Conrado Francisco 
Conrado Gaspar 
Conrado Gil 
Conrado Henrique
Conrado José 
Conrado Luís 
Conrado Matheus
Conrado Miguel 
Conrado Pedro 
Conrado Silvestre 
Conrado Vicente 
Conrado Xavier 

Penso que Conrado pode vir a ser mais utilizado no Brasil. Tem uma sonoridade forte, cativante e distinta, que certamente servirá muito bem qualquer menino que seja registado com este nome. E o facto de lembrar "honrado" torna o nome ainda mais especial! O que acham?

17 comentários:

  1. Amo o nome Conrado, acho lindo, elegante, marcante, me transmite força e valentia aliadas com sensibilidade. O fato de lembrar a palavra honrado tb é um fato que me atrai, ele me passa justamente a impressão de honradez! Como sou carioca, não posso deixar de citar o belo bairro de São Conrado,muito conhecido no Rio de Janeiro, e só de lembrar da sua praia, me faz ver o nome Conrado como um nome solar! É um nome antigo, mas não soa à nome antiquado, tem sonoridade parecida com um nome que está na moda no Brasil: Bernardo. Por que será que Conrado é tão pouco usado em Portugal? Acho que poderia ser mais aprecido, tanto por brasileiros qt por portugueses!
    Algumas pessoas públicas com o nome Conrado:
    Conrado Caputto - ator brasileiro
    Conrado Grandino - músico brasileiro
    Conrado Fernandes - cantor brasileiro

    ResponderExcluir
  2. Eu não gosto na pronúncia de Oorugal mas na pronúncia do Brasil já acho graça.

    ResponderExcluir
  3. gosto imenso, acho distinto.

    ResponderExcluir
  4. Poxa realmente achei bonito, é charmoso Conrado. Luís Conrado e João Conrado também parecem bonitos.
    Mas o nome sozinho é realmente um belo nome.
    Parabéns pelo blog e por dividir toda essa informação conosco.

    ResponderExcluir
  5. Tinha esquecido esse nome medieval e pomposo. cheio de poder. muito lindo

    ResponderExcluir
  6. Diz-se "Conrado" ou "Conrrado", alguém sabe? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pronúncia é conrrado, como honrado (no Brasil se diz assim, não sei se em Portugal é diferente). Espero ter ajudado :)

      Excluir
    2. Muito obrigada :) Adorei o nome...

      Excluir
  7. O que acham de mirelly.. minha filha vai chamar Mirelly,Se menino conrado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que não Mirella? Acho mais bonito e tem um ar italiano, é charmoso.

      Excluir
  8. Conrado é um nome perfeito. é um nome próprio, elegante, distinto, de sonoridade forte e marcante, e tem um belo significado. e a semelhança com a palavra honradez só me faz pensar em algo valioso. é o meu nome masculino favorito.

    ResponderExcluir
  9. Escolhemos esse nome para o meu filho que irá nascer em janeiro de 2023, exatamente por ser distinto e pouco comum. Acho elegante, charmoso e nobre.

    ResponderExcluir
  10. Eu escolhi esse nome para meu bebê que será libriano, nascera daqui dez semanas

    ResponderExcluir